23 de janeiro de 2011

O Perdão


 A Distância entre saber que você precisa perdoar a alguém e efetivamente ser capaz de faze-lo , com freqüência, é semelhante um grande abismo.
Você consegue ver o outro lado do desfiladeiro, mas ultrapassá-lo parece impossível.


 Você já viu um ralo de chuveiro entupido por um acúmulo de cabelo por dois meses? A água passa lentamente através da massa com resíduos de sabonete. Nenhum tipo de desentupidor consegue dar jeito, porque a massa já esta na parte mais profunda do cano.
 A solução pode ser destruir a massa, aplicando algum produto como soda cáustica. Isso costuma resolver, se o problema não for muito grave. o ultimo recurso será chamar um encanador. Ele utilizará uma ferramenta apropriada a fim de desobstruir  o cano para que a água possa fluir livremente.

 Negar o perdão a uma pessoa pode gerar uma situação semelhante a do ralo entupido.
As vezes é muito fácil resolver. Alguém nos magoa, conversamos com ele, desculpas são pedidas; perdoamos e esquecemos todo o episódio. Mas, se guardamos a mágoa por muito tempo, o coração fica parecido com um ralo entupido, que nunca passou por uma limpeza.
Durante anos, a mágoa se acumula, e o pecado acaba entupindo o nosso relacionamento com nosso próximo e com Deus. Até que o perdão seja liberado e a amargura seja removida, não conseguiremos receber nada significativo do Senhor. Jesus veio para "desentupir" o nosso coração pecaminoso, a fim de que o amor e o perdão de Deus pudessem fluir livremente até nós. Jesus não tinha feito nada errado, nós éramos os transgressores que merecíamos a cruz, mas ainda assim Ele morreu para abrir o caminho para que o amor do Pai chegasse até nós e fôssemos curados do pecado.

Dessa forma, Deus tomou a iniciativa em relação a nós, humilhando-se ao assumir a forma de homem, de servo, sofrendo e morrendo, afim de que todos os nossos pecados fossem perdoados( para ver a comparação de quanto Deus nos perdoou e quanto devemos perdoar aos outros, ver Mateus 18.21-35). Devemos ser gratos a Ele pelo perdão que garantiu para nós em Cristo e perdoar a quem agir mal conosco.

 O perdão deve vir de dentro do seu coração, e não depender do fato de a pessoa se arrepender pelo que fez. O perdão é um presente que só você pode oferecer. Não podemos obrigar ninguém a pegar um presente, a pessoa deve recebe-lo voluntariamente. Embora o desfiladeiro que o separa do perdão possa parecer profundo e traiçoeiro, a recompensa que o aguarda do outro lado e uma consciência limpa, tempo de descanso( Atos 3.19) e um relacionamento renovado com Deus e o próximo.
Acreditem, vale a pena perdoar...:)

Miguel Carvalho
Fonte: Bíblia do Estudante Aplicação Pessoal

3 comentários:

  1. Olá Adoradores de Jesus, tudo bem?

    O perdão é a "força motriz" do evangelho, ou seja, sem perdão não há salvação e nem tão pouco comunhão em todos os seus níveis.A aliança de Deus com o homem está fundamentada no perdão ele é a base de tudo. No texto citado pelo Miguel de Mt.18, quero focar que a preocupação de Pedro era com o "número de vezes" que ele deveria perdoar ao invés do resultado do perdão. Assim somos nós também, preocupados com detalhes sem importância e pouco atentos a ter o coração preparado para o perdão. Alguém já disse a seguinte frase "errar é humano e o perdoar é divino", justamente porque não o temos em abundância é necessário que Deus opere em nós o perdão continuamente. Para que exerçamos perdão continuamente é preciso comunhão constante com o perdoador (Espírito Santo) só assim teremos perdão para 70x7. Parabéns Miguel, boa palavra temperada e agradável.

    Até uma próxima.....

    ResponderExcluir
  2. Linda mensagem!
    Tive uma grande mudança em minha vida pessoal e espiritual depois de perdoar uma pessoa que me magoou profundamente. Hoje sou feliz!

    ResponderExcluir
  3. O exercício do perdão é um ato seríssimo, pois afeta diretamente nossa relação com Deus. Veja o que Jesus disse em Mt 6:14,15:
    "Porque, se perdoardes aos homens em suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoares aos homens em suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas."
    Muito bom o texto!

    ResponderExcluir